Especial Noronha: Cachoeiras no Sancho

Como se não bastasse ser eleita pelo quinto ano consecutivo a praia mais bonita do mundo.. E na minha opinião ela realmente é, a Praia do Sancho em Fernando de Noronha ainda tem um tesouro escondido em suas falésias… Cachoeiras… Logo após dias seguidos de chuva é possível curtir uma cachoeira. A água acumulada nas rochas desce o paredão com a força de uma hidromassagem de luxo. Moradores e turistas percorrerem a trilha para chegar ao encontro da “fonte de prazer”, uma cachoeira encravada numa área cercada de pedras e vegetação.

Muitos moradores esperam cada inverno para aproveitar a cachoeira do Sancho. No período de chuva Fernando de Noronha fica ainda mais bonita. A ducha natural é um presente! É uma forma de lavar a alma e carregar o corpo com a energia da natureza, é um presente.

Quando falo da cachoeira pra quem já foi à Noronha, a maioria não sabe nem que ela existe. Na verdade isso se explica.. Elas só aparecem no período das chuvas (que vai de março a agosto). Mesmo assim, já tiveram anos que a cachoeira não apareceu, devido à estiagem.

Fomos presenteados, pois a nossa trip conferiu não apenas uma, mas quatro estavam lá… Um segredo guardado por moradores e guias, pois o acesso não é tão simples.. Aliás, o Sancho não pode ser considerada uma praia de fácil acesso..

Só existem duas maneiras de se chegar na praia: pelo mar ou descendo uma escadaria que fica em uma fenda entre pedras. São cerca de 40 metros, sendo que uma parte de ferro e outra parte de pedras. Bem, nem preciso dizer que vale super a pena, até porque de barco se curte muito pouco e o bacana é passar o dia nesse paraíso.

Se a praia é de difícil acesso, imagina a cachoeira? Bem, quando ela está lá é possível vê-la em passeios de barcos, e assim, já sabendo que dá pra tomar um ducha super especial, encare a trilha pela areia, dentro da vegetação e depois as pedras.. O banho compensa, principalmente, na hora de ir embora da praia!