Conheça o Castelo do Zé dos Montes no interior do Rio Grande do Norte

O nosso seguidor Flávio Carneiro compartilhou uma dica muito bacana! Você sabia que no Rio Grande do Norte você pode encontrar um castelo? Pois é! Olha só o que o Flávio contou pra gente:

14523043_600554113465081_6541872704095198676_n

“O Castelo foi construído pelas mãos de Jose Antônio Barreto, conhecido como Zé dos Montes (ou Zé do Castelo), que no dia 13 de março de 1940 teve uma “visão de Nossa Senhora” na qual recebia instruções para erguer um complexo de 13 castelos: “estava no serrote dos Caboclos quando ela me deu essa missão: construir 13 castelos pra ela, o mais alto que pudesse”, confidencia.

Usando recursos da sua aposentadoria, Zé dos Montes tentou seguir edificando seus castelos sempre iniciando a obra no dia 13 de algum mês, porém apenas um ficou pronto.

Não se sabe o motivo da inspiração do seu Zé, mas o Castelo foi construído usando a arte hispano-muçulmana ou arte mourisca, que é a arte islâmica desenvolvida no Al-Andalus entre os séculos VIII e XV.

O grande Castelo possui apenas uma nave de entrada e é repleto de labirintos intermináveis. Não há simetria alguma nos cômodos, estilos ou materiais. Segundo o próprio Zé o objetivo foi apenas homenagear Nossa Senhora, e não realizar uma obra de arte arquitetônica.

Lá não existe mobília mas sim várias escadas e alguns altares dedicados à Nossa Senhora. Lá também não há energia elétrica, nem água encanada, tudo é muito simples e rústico, porém de uma beleza ímpar.
Seu Zé atualmente não mora no castelo devido a sua idade dificultar a locomoção no interior da construção, e também devido à um assalto que sofreu. Ele construiu uma casa ao lado sobre uma pedra mais segura e com melhor acessibilidade”

Incrível, né? Se você também tem dicas sobre roteiros pelo nosso amado Nordeste é só entrar em contato conosco pelas redes sociais (@dicanordeste).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *