Aprenda a fazer receitas nordestinas para compor a sua ceia de Natal

A ceia de Natal é um dos momentos mais especiais da noite, onde a família fica toda reunida degustando deliciosas comidas feita com muito carinho.

A culinária nordestina também se caracteriza desta forma e tem como principais ingredientes o amor e claro, uma boa pimenta.

Selecionamos três receitas: entrada, prato principal e sobremesa. Assim você vai sentir um gostinho da nossa região neste dia tão especial.

Como entrada, escolhemos um típico prato do Recife: bolinho de charque. Fácil de fazer e super gostoso! Vamos aos ingredientes?

Para a carne:

– 1 kg de charque dessalgado

– Água para cozinhar

Para a massa:

– 2 kg de macaxeira descascada

– Água para cozinhar

– ½ xícara (chá) de coentro picado

– 2 colheres (sopa) de leite

– 1 ovo

– ½ xícara (chá) farinha de trigo

– Óleo para fritar

– Alface para decorar

Tudo pronto? Mãos na massa!

Comece pela carne: leve uma panela de pressão ao fogo com o charque e a água (em quantidade suficiente para cobrir a carne). Depois de pegar a pressão, deixe cozinhar por 15 minutos. Escorra a água, espere esfriar a carne e desfie o charque com as mãos. Reserve.

Agora, faça o bolinho: em uma panela com a água suficiente para cobri-las cozinhe as macaxeiras até ficarem macias. Escorra-as e passe-as pelo espremedor de batatas. Em uma tigela, misture a massa de macaxeira com a carne usando as mãos. Em seguida, acrescente o coentro, o leite, o ovo e a farinha de trigo. Continue misturando com as mãos. Faça bolas pequenas com a massa e leve-as à geladeira por uma hora. Depois retire-as da geladeira.  Em uma panela, aqueça bem o óleo o suficiente para cobrir os bolinhos e frite até que eles fiquem douradinhos.

Em uma travessa, arrume os bolinhos em cima das folhas de alface acompanhados de limão.

bolo

Gostaram?

Agora, transforme-se em um potiguar (comedor de camarão) com um prato típico do Rio Grande do Norte: Camarão no abacaxi. O prato tem um sabor exótico e fica pronto em apenas 40 minutos. Vamos aos ingredientes?

– 380g de camarões limpos

– Sal a gosto

– Pimenta do reino a gosto

– 2 colheres (sopa) de azeite

– ½ de xícara (chá) de coco seco ralado

– ½ de xícara (chá) de abacaxi cortado em cubos

– ½ xícara (chá) de manga cortada em cubos

– 2 colheres (sopa)  de caju ameixa ou passa de caju

– 1 banana cortada em rodelas

– 2 pimentas de cheiro cortadas em rodelas

– 2 colheres (sopa) de cachaça

– ½ xícara (chá) de creme de leite

– 1 abacaxi inteiro cortado na vertical e sem polpa para servir

Ingredientes na mão? Vamos ao modo de preparo que é bem simples: Tempere os camarões com a pimenta e o sal. Aqueça o azeite em uma frigideira e refogue os camarões por 3 minutos. Adicione as frutas e a pimenta de cheiro. Flambe com cachaça: coloque a bebida em uma concha e leve-a sobre a boca do fogão aceso. Quando levantar uma chama sobre a bebida, despeje-a na panela. Espere a chama apagar. Acrescente o creme de leite, mexa e deixe cozinhar por 2 minutos. Acerte o tempero e retire do fogo. Coloque os camarões dentro do abacaxi cortado e sirva.

ab

Fácil, né? Agora vamos a sobremesa! Que tal unir os doces mais gostosos do Nordeste? Doce de coco com rapadura!!! Que delícia!

Ingredientes:

– 1 kg de rapadura escura

– 1 xícara (chá) de água

– 1 coco ralado

– 1 xícara (chá) de leite

– ½ xícara (chá) de açúcar

Vamos ao modo de preparo, é bem simples: em uma panela, quebre bem a rapadura e leve ao fogo com água, para derreter, por 15 minutos. Coe a calda da rapadura em um pano de algodão e reserve. Em outra panela, em fogo baixo, misture o coco, o leite e o açúcar e deixe cozinhar por 15 minutos. Quando estiver quase seco, junte a calda da rapadura. Deixe em fogo baixo também por 15 minutos até reduzir a calda e ficar em ponto de calda fina. Quando esfriar totalmente, leve a geladeira. Sirva gelado.

rp

Com essas receitas, a sua ceia de Natal vai ficar incrível e de muito bom gosto (nos dois sentidos hahaha) aproveite e tenha um feliz Natal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *