Destinos Paradisíacos e Exóticos no Nordeste

Depois das dicas de Destinos Alternativos, a equipe Dica Nordeste continua na difícil tarefa de apresentar mais paraísos que vão servir de inspiração para as suas próximas viagens. Desta vez, vamos falar sobre os lugares paradisíacos e pouco conhecidos nas rotas tradicionais do turismo. São verdadeiros paraísos perdidos, que garantem contato direto com uma natureza belíssima.

O primeiro destino é o Canyon do Poty, localizado no Piauí.

Essa maravilha da natureza aconteceu naturalmente por meio de uma falha geológica, ocorrida há milhões de anos.

O Rio Poty, que nasce no Ceará, deveria seguir para o litoral cearense, entretanto desvia pela fenda geológica ao chegar no Município do Buriti dos Montes, atravessa a Serra da Ibiapaba e desemboca no Rio Parnaíba, na Vila do Poti, já em Teresina.

Esse fenômeno resultou numa bela paisagem, com relevo, flora e fauna que estão agora em estado de vigília para serem preservados. Apesar de não muito conhecido, o Canyon tem atraído turistas de várias partes do Brasil e de outros países.

Ainda tem despertado a curiosidade de ecologistas que estudam inscrições rupestres. Não deixe de observar as escavações feitas na rocha pelas correntezas, ganhando formas diferentes, bem peculiares. Ainda chegam a promover cavernas e abrigos naturais. Os paredões da garganta atingem 60 metros de altura.
Do centro da cidade, o acesso mais fácil é de carro, preferencialmente 4×4.

Onde fica
O Canyon do Poty se encontra no Município de Buriti dos Montes. Para fazer a trilha, é preciso percorrer cerca de 15 quilômetros. Você tem a alternativa de fazer o percurso de bike, moto, carro, até de barco, e deixar para caminhar apenas um trecho do desfiladeiro. Fica a seu critério. As características do Canyon tornam vantajosas a prática de esportes de aventura, como canyonismo, rapel e trekking.

Distância de Teresina (PI)
320 quilômetros da capital piauense

Se você gostou desse destino, você vai amar o próximo. Até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *